"Pensar e fazer. Duas ações interligadas...

Papel do professor: Pensar com objetividade e fazer com sentimento"

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

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terça-feira, 23 de março de 2010

Caixinhas de lembrancinhas

Projeto Recital de Poesias 2009



II Recital de Poesias Colégio Sol Nascente- S.M.Araguaia -Goiás
Projeto elaborado por: Sônia (eu) - Coordenadora Pedagógica



26 e 27 de Novembro/2009
Projeto: “Literatura e poesia, essência do saber na escola”.
Tema: Literatura e poesia na Formação do Individuo e Transformação da Sociedade
Duração: 19/10 à 27/11
Público: Alunos do Maternal I ao 5º Ano , professores, direção coordenação, bibliotecária, secretaria, auxiliares administrativos, pais e comunidade em geral.
Professores Responsáveis: Adriana, Sônia, Maria Aparecida, Crislane e Carol, Walquiria Pires e Jaqueline, Wanyspaula e Júlia, Marilda e Kelem, Magda e Glenda, Iallenne, Valéria e Wlaquiria.


“Atitudes positivas contagiam.
Pequenas ações individuais podem
servir de exemplo e inspirar as pessoas
a nossa volta agir da mesma forma.”
Editora Positivo

Justificativa
O projeto de Literatura e Poesia nasceu da iniciativa da Direção, coordenação, professoras da Educação Infantil e do ensino fundamental do 1°, 2°, 3°, 4º e 5º anos, visando incentivar os alunos a leitura e a escrita.
O que justificou a nossa opção por empreender este projeto no final de cada ano foi o fato de que desde 2008, quando iniciamos nossa 1ª experiência nesta escola nos deparamos com o desafio no campo da aprendizagem discente, quanto ao processo de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças e também a importância de se trabalhar as artes cênicas.
Junto com o sopro da vida, cada um de nós recebeu a capacidade de pensar de refletir e de desenvolver uma consciência critica. Acreditamos que com nossas mentes e nossas mãos, podemos mudar o que está a nossa volta, envolver outras pessoas que estão ao nosso redor e provocar transformações. Tendo claro que as grandes mudanças na história da humanidade foram provocadas pela ação de pessoas que motivaram e influenciaram outras. Quando os contos de fadas estão sendo lidos para crianças em salas de aula ou em bibliotecas durante a hora da leitura, as crianças parecem fascinadas. Mas com freqüência elas não recebem nenhuma oportunidade de meditar sobre os contos ou reagir de outra forma; ou eles são amontoados imediatamente com outra atividade, ou outra história de um tipo diferente lhes é contada, o que dilui ou destrói a impressão que a história de fadas criou. Mas quando o contador dá tempo às crianças de refletirem sobre as histórias, para que mergulhem na atmosfera que a audição cria, e quando são encorajadas a encenar a mesma, então a conversação posterior revela que a história tem muito a oferecer emocional e intelectualmente.
E dessa forma, ficou claro que o recital de poesias, seria um dos instrumentos para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos.
Desse momento em diante, as idéias foram crescendo chegando até a comunidade de pais e, também, a alguns amigos da escola (termo atribuído àqueles que mesmo não estando diretamente ligados à escola contribuíram com o projeto). Portanto, pensando em estimular o interesse, o gosto pela leitura e proporcionar subsídios para um processo efetivo de alfabetização dos alunos, o projeto se fez necessário, realista e viável, portanto, significativo para toda a comunidade escolar.

Pressupostos Teóricos para o projeto
Jacqueline Held faz o seguinte comentário:
“(...) A linguagem, antes da intervenção normativa adulta, é recebida como misteriosa, multiforme, plástica. Material para formar, deformar, construir, reconstruir, indefinidamente. Atitude que o poeta, ou geralmente qualquer escritor, que cria um fantástico mundo da linguagem, deverá um dia, duramente, encontrar, fazer ressurgir. Essa atitude, a criança a tem. Se, para ela, uma palavra iguala outra coisa, talvez várias coisas, conforme o humor de cada momento é o resultado, certamente, da limitação de seu vocabulário compreendido, de ignorância, pois, mas é também o resultado de sua liberdade de imaginação inicial, de sua atitude de jogo.(...)”
Essa análise aqui destacada demonstra como a criança, quando inicia o processo de aquisição da linguagem, cria verdadeiros textos poéticos, pois usa uma linguagem simples, numa relação afetiva e prazerosa com as palavras.
Entretanto, como entendemos que o papel da escola é a formação do homem integral: razão e emoção, priorizar somente o discurso científico é impossibilitar o aluno de conhecer outras formas de perceber e de dizer o mundo. Portanto, a poesia deve ocupar um espaço no currículo das instituições pré-escolares, pois convivendo com a matéria-prima do poeta, que é a palavra revestida de sentimento e emoção, a criança aprende a olhar e a sentir as coisas, os homens e o mundo em que vivemos.
Assim, a escola é também o lugar da poesia, porque a poesia reina em si, as duas principais atividades utilizadas pelas crianças na compreensão da realidade: a brincadeira e a linguagem poética, pois segundo a definição de “José Paulo Paes”, a poesia não é mais do que uma brincadeira com as palavras”.
Pautados nestes pressupostos teóricos, organizamos um projeto no qual os professores e alunos - utilizassem esse tipo de linguagem em suas atividades pedagógicas de forma prazerosa e lúdica.


Objetivos Conceituais
 Compreender o que é poesia;
 Pesquisar sobre as obras e vidas dos poetas escolhidos;
 Trabalhar em sala a vida dos poetas e obras;
 Refletir sobre a função do tempo como um dom precioso
 Resgatar as histórias literarias;


Objetivos Procedimentais
 Selecionar a forma como será dramatizada as histórias e poesias;
 Praticar a fala das poesias;
 Selecionar as obras literárias e poesias;
 Traduzir em palavras os nossos sentimentos sobre o mundo a partir das obras trabalhadas;

Objetivos atitudinais

 Exercitar a imaginação de nossos alunos;
 Consolidar a aprendizagem dos alunos de maneira lúdica e divertida
 Despertar novas aptidões e novos lazeres;
 Valorizar e motivar para a criatividade de renovar o cenário e a rotina cotidiana através de frases, textos, poemas, canções, livros, etc.
 Envolver o público num cenário de memórias e emoções saudáveis; ouvir depoimentos;

Recursos Humanos
 Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Anos.
 Professoras: Crislane, Carol, Walquiria, Jaqueline, Wanyspaula, Júlia, Marilda, Kelen, Magda, Glenda, Iallenne, Váleria, Walquiria e Gilvan.
 Direção: Adriana Albino Fernandes Coelho
 Coordenação: Sônia A. Souza
 Secretaria: Maria Aparecida de Souza Sales
 Auxiliares Administrativos: Eliene, Eliana, Eliane, Deusa, Rosa e Sr. Mário.
 Digitadores: Aleisson e Gustavo
 Bibliotecaria: Simone
 Pais dos alunos

Recursos Materiais
 Palco, som, computador, CD, DVD, fantasias, papelão, madeira, lantejoulas, lápis, papel A4, som, tesoura, cola, tinta guache.

Culminância
 Recital de Poesias e dramatização literária nos dias 26 e 27/11/2009 às 20:00h no Salão Paroquial.

Bibliografia
CIPRIANO, L. H. R; WANDRESEN, M. O. L. Alfabetização de A a Z. Positivo:
Curitiba, PR, 2004.

GOMES, S. Alfabetização. Positivo: Curitiba, PR, 2005.

HELD, Jacqueline. O Imaginário no poder – As crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus. 1ª Ed., 1980.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola. São Paulo: Global,2003.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo:Contexto,2007.





Cronograma
Dias Atividades Desenvolvidas
19/09 Conversa direção, coordenação e professores
23/09 Conversa com Padre José Nilde para agendar o Salão Paroquial
03/10 Conversa direção e Ed. Infantil para esquematizar a apresentação
Peça Soldadinho de Chumbo
07/10 Reunião com professoras para falar do cenário e fantasias.
07/10 à 25/11 Conversas, ensaios e preparação para o recital com professores, coordenação, direção e alunos.
26/11 Recital de Poesias do 2º ao 5º Ano
27/11 Recital de Poesias do Maternal ao Jardim II e 1] Ano


Relátorio
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Os nossos riscos e rabiscos

Sobre rabiscos





Junto ao seu telefone deve ter um bloquinho cheio de rabiscos. Preste atenção neles. Você vai ficar surpreso com algumas revelações que anda largando por aí enquanto fala ou aguarda ao telefone ...





Espirais


Quem fica desenhando espirais não gosta de ficar sozinho. Desenhos assim são feitos, geralmente, por pessoas que gostam de se destacar no grupo e batalham para ter alguma função em qualquer lugar, em qualquer turma.






Flores




Se você, vira e mexe, desenhar flores, é uma pessoa sensível. Seu jeito meio maternal. Deve fazer muito sucesso entre sobrinhos e primos menores.












Setas



Desenhar setas significa alguma idéia fixa. Se elas apontarem para baixo ou para esquerda, elas falam de alguma coisa que já passou. Se elas apontarem para a direita, indicam futuro. Se as setas apontarem para cima, você deve estar entediado(a) e é bom se programar direitinho para o próximo fim de semana.



Olhos

Você é curioso(a) ou esta procurando alguma solução para um problema se desenhar olhos. O sentido do olhar também é importante para a esquerda, indica algo no passado; para a direita, mira o futuro. Se você tiver desenhado olhos fechados, é provável que não esteja querendo enfrentar uma situação ou não queira admitir algo cruel sobre si mesmo.

Círculos

O habito de desenhar círculos indica que você é uma pessoa que se completa, mas gosta de passar bastante tempo com as pessoas. No entanto, se são vários círculos que se sobrepõem, você gosta de ficar na sua. Costuma completar o círculo cuidadosamente, deve já ter-se dado mal ao se abrir com os outros e, agora, tenta se fechar mais.




Caras e Bocas


Tudo indica que se sinta bem ajustado(a) ao seu mundo. As expressões dessas figuras que surgem do nada também revelam como você esta se sentindo. Ou seja quem esta contente desenha pessoas felizes. Se em vez disso, o que surgem no papel são figuras esquisitas, fantasmas, algo deve estar pegando na sua vida.






Nomes



Se você não para de escrever seu próprio nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que esta triste ou se sentido rejeitado(a) pelos outros. Mas pode também significar que você anda muito preocupado(a) consigo mesmo e, que nesse momento, nada mais importa.










Cubos



Desenhar cubos revela uma pessoa que nada tem de preguiçoso(a). Pelo contrario você é criativo(a), motivado(a) e gosta de pôr a mão na massa, de participar. Desenhar um cubo dentro do outro demonstra frustração com alguma coisa ou alguém.




Estrelas


Rabiscar estrelas é um sinal de ambição, de que você tem objetivos bem definidos na sua cabeça. Se as estrelas forem simétricas, você sabe analisar as situações, é curioso(a) e seguro(a) de si. Já as estrelas disformes, assimétricas, indicam que você tem muita energia mas não sabe bem como usá-la.







Casas

Desenhar casas significa estar se sentindo bem no lugar onde se vive.
Uma casa aponta para uma sensação de conforto, paz com a família, mesmo que algumas brigas com os irmãos pareçam dizer o contrario. Mas se a casa não tiver janelas nem portas, isso pode indicar uma sensação de pouco espaço.




Linhas



Linhas retas são feitas por quem é entusiasmado(a), tem objetivo(a) e vai direto ao ponto. Linhas em ziguezague ou que se cruzam varias vezes indicam que alguma coisa mexeu muito com você, mas sua opção é não pôr o dedo na ferida. Ao menos por enquanto.




Ondas


Você esta pronto para mergulhar em alguma coisa nova, que pode mudar a sua vida. Ondas lembram movimento, expectativa de uma oportunidade especial ou desejo de cair fora, rapidinho.

Hino do Colégio Sol Nascente