"Pensar e fazer. Duas ações interligadas...

Papel do professor: Pensar com objetividade e fazer com sentimento"

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

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terça-feira, 23 de março de 2010

Projeto Recital de Poesias 2009



II Recital de Poesias Colégio Sol Nascente- S.M.Araguaia -Goiás
Projeto elaborado por: Sônia (eu) - Coordenadora Pedagógica



26 e 27 de Novembro/2009
Projeto: “Literatura e poesia, essência do saber na escola”.
Tema: Literatura e poesia na Formação do Individuo e Transformação da Sociedade
Duração: 19/10 à 27/11
Público: Alunos do Maternal I ao 5º Ano , professores, direção coordenação, bibliotecária, secretaria, auxiliares administrativos, pais e comunidade em geral.
Professores Responsáveis: Adriana, Sônia, Maria Aparecida, Crislane e Carol, Walquiria Pires e Jaqueline, Wanyspaula e Júlia, Marilda e Kelem, Magda e Glenda, Iallenne, Valéria e Wlaquiria.


“Atitudes positivas contagiam.
Pequenas ações individuais podem
servir de exemplo e inspirar as pessoas
a nossa volta agir da mesma forma.”
Editora Positivo

Justificativa
O projeto de Literatura e Poesia nasceu da iniciativa da Direção, coordenação, professoras da Educação Infantil e do ensino fundamental do 1°, 2°, 3°, 4º e 5º anos, visando incentivar os alunos a leitura e a escrita.
O que justificou a nossa opção por empreender este projeto no final de cada ano foi o fato de que desde 2008, quando iniciamos nossa 1ª experiência nesta escola nos deparamos com o desafio no campo da aprendizagem discente, quanto ao processo de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças e também a importância de se trabalhar as artes cênicas.
Junto com o sopro da vida, cada um de nós recebeu a capacidade de pensar de refletir e de desenvolver uma consciência critica. Acreditamos que com nossas mentes e nossas mãos, podemos mudar o que está a nossa volta, envolver outras pessoas que estão ao nosso redor e provocar transformações. Tendo claro que as grandes mudanças na história da humanidade foram provocadas pela ação de pessoas que motivaram e influenciaram outras. Quando os contos de fadas estão sendo lidos para crianças em salas de aula ou em bibliotecas durante a hora da leitura, as crianças parecem fascinadas. Mas com freqüência elas não recebem nenhuma oportunidade de meditar sobre os contos ou reagir de outra forma; ou eles são amontoados imediatamente com outra atividade, ou outra história de um tipo diferente lhes é contada, o que dilui ou destrói a impressão que a história de fadas criou. Mas quando o contador dá tempo às crianças de refletirem sobre as histórias, para que mergulhem na atmosfera que a audição cria, e quando são encorajadas a encenar a mesma, então a conversação posterior revela que a história tem muito a oferecer emocional e intelectualmente.
E dessa forma, ficou claro que o recital de poesias, seria um dos instrumentos para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos.
Desse momento em diante, as idéias foram crescendo chegando até a comunidade de pais e, também, a alguns amigos da escola (termo atribuído àqueles que mesmo não estando diretamente ligados à escola contribuíram com o projeto). Portanto, pensando em estimular o interesse, o gosto pela leitura e proporcionar subsídios para um processo efetivo de alfabetização dos alunos, o projeto se fez necessário, realista e viável, portanto, significativo para toda a comunidade escolar.

Pressupostos Teóricos para o projeto
Jacqueline Held faz o seguinte comentário:
“(...) A linguagem, antes da intervenção normativa adulta, é recebida como misteriosa, multiforme, plástica. Material para formar, deformar, construir, reconstruir, indefinidamente. Atitude que o poeta, ou geralmente qualquer escritor, que cria um fantástico mundo da linguagem, deverá um dia, duramente, encontrar, fazer ressurgir. Essa atitude, a criança a tem. Se, para ela, uma palavra iguala outra coisa, talvez várias coisas, conforme o humor de cada momento é o resultado, certamente, da limitação de seu vocabulário compreendido, de ignorância, pois, mas é também o resultado de sua liberdade de imaginação inicial, de sua atitude de jogo.(...)”
Essa análise aqui destacada demonstra como a criança, quando inicia o processo de aquisição da linguagem, cria verdadeiros textos poéticos, pois usa uma linguagem simples, numa relação afetiva e prazerosa com as palavras.
Entretanto, como entendemos que o papel da escola é a formação do homem integral: razão e emoção, priorizar somente o discurso científico é impossibilitar o aluno de conhecer outras formas de perceber e de dizer o mundo. Portanto, a poesia deve ocupar um espaço no currículo das instituições pré-escolares, pois convivendo com a matéria-prima do poeta, que é a palavra revestida de sentimento e emoção, a criança aprende a olhar e a sentir as coisas, os homens e o mundo em que vivemos.
Assim, a escola é também o lugar da poesia, porque a poesia reina em si, as duas principais atividades utilizadas pelas crianças na compreensão da realidade: a brincadeira e a linguagem poética, pois segundo a definição de “José Paulo Paes”, a poesia não é mais do que uma brincadeira com as palavras”.
Pautados nestes pressupostos teóricos, organizamos um projeto no qual os professores e alunos - utilizassem esse tipo de linguagem em suas atividades pedagógicas de forma prazerosa e lúdica.


Objetivos Conceituais
 Compreender o que é poesia;
 Pesquisar sobre as obras e vidas dos poetas escolhidos;
 Trabalhar em sala a vida dos poetas e obras;
 Refletir sobre a função do tempo como um dom precioso
 Resgatar as histórias literarias;


Objetivos Procedimentais
 Selecionar a forma como será dramatizada as histórias e poesias;
 Praticar a fala das poesias;
 Selecionar as obras literárias e poesias;
 Traduzir em palavras os nossos sentimentos sobre o mundo a partir das obras trabalhadas;

Objetivos atitudinais

 Exercitar a imaginação de nossos alunos;
 Consolidar a aprendizagem dos alunos de maneira lúdica e divertida
 Despertar novas aptidões e novos lazeres;
 Valorizar e motivar para a criatividade de renovar o cenário e a rotina cotidiana através de frases, textos, poemas, canções, livros, etc.
 Envolver o público num cenário de memórias e emoções saudáveis; ouvir depoimentos;

Recursos Humanos
 Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Anos.
 Professoras: Crislane, Carol, Walquiria, Jaqueline, Wanyspaula, Júlia, Marilda, Kelen, Magda, Glenda, Iallenne, Váleria, Walquiria e Gilvan.
 Direção: Adriana Albino Fernandes Coelho
 Coordenação: Sônia A. Souza
 Secretaria: Maria Aparecida de Souza Sales
 Auxiliares Administrativos: Eliene, Eliana, Eliane, Deusa, Rosa e Sr. Mário.
 Digitadores: Aleisson e Gustavo
 Bibliotecaria: Simone
 Pais dos alunos

Recursos Materiais
 Palco, som, computador, CD, DVD, fantasias, papelão, madeira, lantejoulas, lápis, papel A4, som, tesoura, cola, tinta guache.

Culminância
 Recital de Poesias e dramatização literária nos dias 26 e 27/11/2009 às 20:00h no Salão Paroquial.

Bibliografia
CIPRIANO, L. H. R; WANDRESEN, M. O. L. Alfabetização de A a Z. Positivo:
Curitiba, PR, 2004.

GOMES, S. Alfabetização. Positivo: Curitiba, PR, 2005.

HELD, Jacqueline. O Imaginário no poder – As crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus. 1ª Ed., 1980.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola. São Paulo: Global,2003.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo:Contexto,2007.





Cronograma
Dias Atividades Desenvolvidas
19/09 Conversa direção, coordenação e professores
23/09 Conversa com Padre José Nilde para agendar o Salão Paroquial
03/10 Conversa direção e Ed. Infantil para esquematizar a apresentação
Peça Soldadinho de Chumbo
07/10 Reunião com professoras para falar do cenário e fantasias.
07/10 à 25/11 Conversas, ensaios e preparação para o recital com professores, coordenação, direção e alunos.
26/11 Recital de Poesias do 2º ao 5º Ano
27/11 Recital de Poesias do Maternal ao Jardim II e 1] Ano


Relátorio
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