"Pensar e fazer. Duas ações interligadas...

Papel do professor: Pensar com objetividade e fazer com sentimento"

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A história do lápis


DIA DO LIVRO INFANTIL


livro-móbile

pode ser utilizado por crianças de zero a sete anos e, inclusive, ser construído por elas para enfeitar a sala e diverti-las em diversos momentos da rotina escolar.

É um livro-vivo que por ser interativo chama muita atenção das crianças, têm a forma de brinquedo, conferindo o caráter de presente, de distração, ajudando o leitor a deslizar, por assim dizer, pelo prazer do texto.

Material necessário:

CDs inutilizados
etiquetas adesivas para CD
figuras da história escolhida
fio de náilon;
quatro palitos de churrasquinho;
fita adesiva colorida.
Modo de construir:

Pegue dois palitos, coloque-os um ao lado do outro e junte-os, forrando-os com a fita adesiva colorida. Faça o mesmo para os outros dois palitos. Após, junte-os, atando-os com fio de náilon no centro formando a base do móbile em formato de X.

Escolha uma história e, em cada CD, monte as cenas do enredo, colando as figuras.

Para juntar os CDs à base, amarre uma extremidade do fio de náilon no centro do CD. Em seguida, amarre a outra extremidade do fio de náilon na base X do móbile e assim sucessivamente com todos os demais.

Variante: Faça as figuras com massa de modelar. Para que as formas moldadas sejam colocadas sobre os CDs, coloque algumas gotas da cola branca, na parte de trás das figuras, fixando-as com firmeza.

Os livros-vivos podem ser usados de diferentes formas em sala de aula, inclusive sendo construídos pelas crianças. A utilização de materiais de diferentes texturas poderá inspirar criações interessantes. Por exemplo: com crianças de três anos, é possível criar um livro-móbile, onde eles utilizarão um CD como suporte e a massa de modelar para fazer as figuras (os desenhos do livro). As crianças maiores poderão construir livros a partir de histórias já conhecidas e recriadas por elas, por meio de imagens de revistas onde outras texturas poderão fazer parte.


Quando os livros forem construídos pelos educadores, é preciso pensarmos em uma forma divertida de apresentá-los às crianças, tornando-os mais atrativos e instigantes. Com os livros-vivos será possível ler o mundo junto com nossos alunos, explorando muitos sentidos, de forma lúdica e prazerosa, atraindo os pequenos para o mundo da leitura. O importante é que possamos garantir às crianças o acesso à multiplicidade e à diversidade de linguagens.


Convite para o Dia do Livro

Atividades para sala de aula -DIA DO ÍNDIO