"Pensar e fazer. Duas ações interligadas...

Papel do professor: Pensar com objetividade e fazer com sentimento"

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sugestão de projeto Dia do Índio

Projeto Interdisciplinar – 2ª série/3º ano
Externato Alfredo Backer

Projeto Interdisciplinar – Novo Eu Gosto – 2ª série/3º ano
Projeto: Elaboração de um grande mural sobre os indígenas brasileiros.
Título do projeto: As comunidades, a arte e as lendas indígenas brasileiras.
Duração do projeto: aproximadamente um mês.
Tema: Dia do Índio (19 de abril).
Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte e Música.
Discuta com os alunos a elaboração do projeto e os principais temas que serão desenvolvidos:
• a história dos índios brasileiros
• a arte indígena
• os mitos e as lendas indígenas
• a música indígena
Motive a elaboração do projeto e insista na necessidade do envolvimento de todos e da responsabilidade de cada um. Conte como será o produto final.
Se possível, em reunião, discuta com os pais os objetivos e a importância do projeto, para obter a cooperação deles em casa, nos trabalhos de pesquisa de fotos e de informações complementares.

Etapas do projeto
1ª aula
Traga para os alunos o livro Lendas e mitos do Brasil, de Theobaldo Miranda Santos, da Companhia Editora Nacional. Comente com eles o assunto tratado no livro, com destaque para as características das lendas indígenas. Escolha uma das lendas e leia, de forma compartilhada, para os alunos.
Fale sobre como os índios brasileiros buscavam explicar com suas histórias a origem de elementos da natureza, como a mandioca, o milho, a semente do guaraná ou as estrelas. Chame a atenção para o fato de como essas lendas eram preservadas por relatos orais dos índios que habitavam as diferentes regiões do Brasil. Faça um paralelo e explique que a cultura também é preservada por meio de relatos escritos (livros, jornais, revistas, documentos...), pinturas, fotos, registros em filmes, gravações de depoimentos etc.
Para finalizar a aula, oriente os alunos a pesquisarem em diferentes fontes a cultura dos indígenas brasileiros e trazerem o resultado do trabalho na aula seguinte.
Os alunos poderão ser divididos em grupos para a realização de pesquisa, conforme a orientação do professor.
Pesquisa de material escrito – em textos informativos (jornais, revistas, livros ou internet); lendas, mitos e poesias.
Pesquisa em material impresso: ilustrações e fotos.
Pesquisa de material gravado: músicas e documentários.
Podem ser reproduções de quadros de pintores famosos.
O material resultante da pesquisa deverá ser selecionado e reservado para a produção do mural.
2ª aula
De acordo com a faixa etária de seus alunos, escolha e leia uma das lendas trazidas. Faça com eles uma leitura compartilhada.
Solicite que observem as belas ilustrações de Rodrigo Rosa, do livro Lendas e mitos do Brasil, todas feitas com lápis crayon. Peça aos alunos que reescrevam a lenda que foi lida e que a ilustrem utilizando a mesma técnica. No caso de alunos dos anos iniciais, sugerimos que se faça com eles um texto coletivo para ser copiado e depois ilustrado em papel sulfite.
O produto deste trabalho deverá ficar reservado para ser exposto no mural.
3ª e 4ª aulas
Mostre aos alunos o livro Arte indígena – do pré-colonial à contemporaneidade, de Percival Tirapeli, Coleção Arte Brasileira, da Companhia Editora Nacional.
Sugerimos a leitura do seguinte texto: “Romantismo e Academismo”, na página 22, com ênfase às obras de Johann Moritz Rugendas e de Jean-Baptiste Debret, Albert Eckhout, entre outros.
Peça que pesquisem na internet e imprimam fotos das obras desses pintores e, se for o caso, também de outros que registraram momentos da história colonial brasileira ao retratar os indígenas. Os alunos deverão colocar numa etiqueta o nome do pintor, o título da obra, a data em que foi pintada, onde está exposta... enfim, todas as informações possíveis relacionadas à obra.
Sites de interesse:

www.funai.gov.br
Fundação Nacional do Índio, Brasília, DF.

www.museu-goeldi.br
Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém do Pará, PA.

www.mae.usp.br
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, SP.

www.fundaj.gov.br/docs/iesam/muhno-p.html
Museu do Homem do Norte, Manaus, AM

5ª aula
Leia com os alunos, de forma compartilhada, no livro anteriormente citado, sobre a arte indígena, páginas 8 a 15, e comente o texto e as fotos.
Reserve parte desta aula para os alunos pesquisarem os objetos feitos pelos indígenas: instrumentos musicais, cerâmicas, cestaria, arte plumária, entre outros. Sugira a pesquisa em outras fontes como jornais, revistas, enciclopédias, livros didáticos da biblioteca da escola ou previamente selecionados pelo professor. Esse trabalho de pesquisa pode ser feito em grupos.
6ª aula
Esta última aula deverá ser reservada à seleção do material coletado nas aulas anteriores e à produção do mural.
Apresentação
Exposição do mural.

OBSERVAÇÕES
Este projeto poderá ser realizado em quaisquer dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com as devidas adaptações.
As etapas e as atividades descritas valem como sugestões. Entretanto, os professores deverão simplificá-las ou enriquecê-las de acordo com a faixa etária e o ritmo dos alunos, a disponibilidade de tempo, de materiais, e o Plano Geral do Colégio.


0 comentários:

Postar um comentário