"Pensar e fazer. Duas ações interligadas...

Papel do professor: Pensar com objetividade e fazer com sentimento"

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA DO LIVRO INFANTIL



COLÉGIO SOL NASCENTE



MUSICAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO



Trabalho realizado bibliotecaria, professores, direção, coordenação e alunos do Colégio para apresentação do Musical do Sítio do Picapau Amarelo em homenagem à Monteiro Lobato no dia 19/04/2010.



Peça Teatral: As caçadas de Pedrinho














Música: Emília, a boneca gente -Baby do Brasil














Eu (Profª Sônia) e as Emílias


















LEMBRANCINHAS: MARCADORES DE LIVROS


Dia do Livro Infantil

Trabalho de pintura Realizado pelos alunos

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FASES DO DESENVOLVIMENTO

























































































































































































AUTO DITADO




































Auto ditado

Auto ditado: é a atividade em que a criança escreve apartir de uma figura, esse tipo de atividade é de suma importância por que quanto mais a criança escreve e tentar nomear objetos, mais ela pensa, elabora hipóteses de escrita e aumenta o vocabulário, quando a criança está fazendo o auto ditado ela tende a repetir várias vezes a palavra para descobrir que letras e sílabas deve usar ...aqui vou postar algumas sugestões de auto ditado, eu sempre faço pelo menos uma vez na semana, na sexta sempre em sala, nunca mando para casa por que geralmente volta feito por adultos que não entendem que a criança para aprender precisa tentar fazer!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A história do lápis


DIA DO LIVRO INFANTIL


livro-móbile

pode ser utilizado por crianças de zero a sete anos e, inclusive, ser construído por elas para enfeitar a sala e diverti-las em diversos momentos da rotina escolar.

É um livro-vivo que por ser interativo chama muita atenção das crianças, têm a forma de brinquedo, conferindo o caráter de presente, de distração, ajudando o leitor a deslizar, por assim dizer, pelo prazer do texto.

Material necessário:

CDs inutilizados
etiquetas adesivas para CD
figuras da história escolhida
fio de náilon;
quatro palitos de churrasquinho;
fita adesiva colorida.
Modo de construir:

Pegue dois palitos, coloque-os um ao lado do outro e junte-os, forrando-os com a fita adesiva colorida. Faça o mesmo para os outros dois palitos. Após, junte-os, atando-os com fio de náilon no centro formando a base do móbile em formato de X.

Escolha uma história e, em cada CD, monte as cenas do enredo, colando as figuras.

Para juntar os CDs à base, amarre uma extremidade do fio de náilon no centro do CD. Em seguida, amarre a outra extremidade do fio de náilon na base X do móbile e assim sucessivamente com todos os demais.

Variante: Faça as figuras com massa de modelar. Para que as formas moldadas sejam colocadas sobre os CDs, coloque algumas gotas da cola branca, na parte de trás das figuras, fixando-as com firmeza.

Os livros-vivos podem ser usados de diferentes formas em sala de aula, inclusive sendo construídos pelas crianças. A utilização de materiais de diferentes texturas poderá inspirar criações interessantes. Por exemplo: com crianças de três anos, é possível criar um livro-móbile, onde eles utilizarão um CD como suporte e a massa de modelar para fazer as figuras (os desenhos do livro). As crianças maiores poderão construir livros a partir de histórias já conhecidas e recriadas por elas, por meio de imagens de revistas onde outras texturas poderão fazer parte.


Quando os livros forem construídos pelos educadores, é preciso pensarmos em uma forma divertida de apresentá-los às crianças, tornando-os mais atrativos e instigantes. Com os livros-vivos será possível ler o mundo junto com nossos alunos, explorando muitos sentidos, de forma lúdica e prazerosa, atraindo os pequenos para o mundo da leitura. O importante é que possamos garantir às crianças o acesso à multiplicidade e à diversidade de linguagens.


Convite para o Dia do Livro

Atividades para sala de aula -DIA DO ÍNDIO




quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sugestão de projeto Dia do Índio

Projeto Interdisciplinar – 2ª série/3º ano
Externato Alfredo Backer

Projeto Interdisciplinar – Novo Eu Gosto – 2ª série/3º ano
Projeto: Elaboração de um grande mural sobre os indígenas brasileiros.
Título do projeto: As comunidades, a arte e as lendas indígenas brasileiras.
Duração do projeto: aproximadamente um mês.
Tema: Dia do Índio (19 de abril).
Projeto interdisciplinar: Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte e Música.
Discuta com os alunos a elaboração do projeto e os principais temas que serão desenvolvidos:
• a história dos índios brasileiros
• a arte indígena
• os mitos e as lendas indígenas
• a música indígena
Motive a elaboração do projeto e insista na necessidade do envolvimento de todos e da responsabilidade de cada um. Conte como será o produto final.
Se possível, em reunião, discuta com os pais os objetivos e a importância do projeto, para obter a cooperação deles em casa, nos trabalhos de pesquisa de fotos e de informações complementares.

Etapas do projeto
1ª aula
Traga para os alunos o livro Lendas e mitos do Brasil, de Theobaldo Miranda Santos, da Companhia Editora Nacional. Comente com eles o assunto tratado no livro, com destaque para as características das lendas indígenas. Escolha uma das lendas e leia, de forma compartilhada, para os alunos.
Fale sobre como os índios brasileiros buscavam explicar com suas histórias a origem de elementos da natureza, como a mandioca, o milho, a semente do guaraná ou as estrelas. Chame a atenção para o fato de como essas lendas eram preservadas por relatos orais dos índios que habitavam as diferentes regiões do Brasil. Faça um paralelo e explique que a cultura também é preservada por meio de relatos escritos (livros, jornais, revistas, documentos...), pinturas, fotos, registros em filmes, gravações de depoimentos etc.
Para finalizar a aula, oriente os alunos a pesquisarem em diferentes fontes a cultura dos indígenas brasileiros e trazerem o resultado do trabalho na aula seguinte.
Os alunos poderão ser divididos em grupos para a realização de pesquisa, conforme a orientação do professor.
Pesquisa de material escrito – em textos informativos (jornais, revistas, livros ou internet); lendas, mitos e poesias.
Pesquisa em material impresso: ilustrações e fotos.
Pesquisa de material gravado: músicas e documentários.
Podem ser reproduções de quadros de pintores famosos.
O material resultante da pesquisa deverá ser selecionado e reservado para a produção do mural.
2ª aula
De acordo com a faixa etária de seus alunos, escolha e leia uma das lendas trazidas. Faça com eles uma leitura compartilhada.
Solicite que observem as belas ilustrações de Rodrigo Rosa, do livro Lendas e mitos do Brasil, todas feitas com lápis crayon. Peça aos alunos que reescrevam a lenda que foi lida e que a ilustrem utilizando a mesma técnica. No caso de alunos dos anos iniciais, sugerimos que se faça com eles um texto coletivo para ser copiado e depois ilustrado em papel sulfite.
O produto deste trabalho deverá ficar reservado para ser exposto no mural.
3ª e 4ª aulas
Mostre aos alunos o livro Arte indígena – do pré-colonial à contemporaneidade, de Percival Tirapeli, Coleção Arte Brasileira, da Companhia Editora Nacional.
Sugerimos a leitura do seguinte texto: “Romantismo e Academismo”, na página 22, com ênfase às obras de Johann Moritz Rugendas e de Jean-Baptiste Debret, Albert Eckhout, entre outros.
Peça que pesquisem na internet e imprimam fotos das obras desses pintores e, se for o caso, também de outros que registraram momentos da história colonial brasileira ao retratar os indígenas. Os alunos deverão colocar numa etiqueta o nome do pintor, o título da obra, a data em que foi pintada, onde está exposta... enfim, todas as informações possíveis relacionadas à obra.
Sites de interesse:

www.funai.gov.br
Fundação Nacional do Índio, Brasília, DF.

www.museu-goeldi.br
Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém do Pará, PA.

www.mae.usp.br
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, SP.

www.fundaj.gov.br/docs/iesam/muhno-p.html
Museu do Homem do Norte, Manaus, AM

5ª aula
Leia com os alunos, de forma compartilhada, no livro anteriormente citado, sobre a arte indígena, páginas 8 a 15, e comente o texto e as fotos.
Reserve parte desta aula para os alunos pesquisarem os objetos feitos pelos indígenas: instrumentos musicais, cerâmicas, cestaria, arte plumária, entre outros. Sugira a pesquisa em outras fontes como jornais, revistas, enciclopédias, livros didáticos da biblioteca da escola ou previamente selecionados pelo professor. Esse trabalho de pesquisa pode ser feito em grupos.
6ª aula
Esta última aula deverá ser reservada à seleção do material coletado nas aulas anteriores e à produção do mural.
Apresentação
Exposição do mural.

OBSERVAÇÕES
Este projeto poderá ser realizado em quaisquer dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, com as devidas adaptações.
As etapas e as atividades descritas valem como sugestões. Entretanto, os professores deverão simplificá-las ou enriquecê-las de acordo com a faixa etária e o ritmo dos alunos, a disponibilidade de tempo, de materiais, e o Plano Geral do Colégio.