"Pensar e fazer. Duas ações interligadas...

Papel do professor: Pensar com objetividade e fazer com sentimento"

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

OBRA PRIMA QUE DEUS NOS CONCEDE

terça-feira, 8 de junho de 2010

Pausa para novos trabalhos

Estarei de pausa por uns dias na postagens de trabalhos, pois estou preparando um rico material para vocês....Bjos!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA DO LIVRO INFANTIL



COLÉGIO SOL NASCENTE



MUSICAL SÍTIO DO PICAPAU AMARELO



Trabalho realizado bibliotecaria, professores, direção, coordenação e alunos do Colégio para apresentação do Musical do Sítio do Picapau Amarelo em homenagem à Monteiro Lobato no dia 19/04/2010.



Peça Teatral: As caçadas de Pedrinho














Música: Emília, a boneca gente -Baby do Brasil














Eu (Profª Sônia) e as Emílias


















LEMBRANCINHAS: MARCADORES DE LIVROS


Dia do Livro Infantil

Trabalho de pintura Realizado pelos alunos

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FASES DO DESENVOLVIMENTO

























































































































































































AUTO DITADO




































Auto ditado

Auto ditado: é a atividade em que a criança escreve apartir de uma figura, esse tipo de atividade é de suma importância por que quanto mais a criança escreve e tentar nomear objetos, mais ela pensa, elabora hipóteses de escrita e aumenta o vocabulário, quando a criança está fazendo o auto ditado ela tende a repetir várias vezes a palavra para descobrir que letras e sílabas deve usar ...aqui vou postar algumas sugestões de auto ditado, eu sempre faço pelo menos uma vez na semana, na sexta sempre em sala, nunca mando para casa por que geralmente volta feito por adultos que não entendem que a criança para aprender precisa tentar fazer!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A história do lápis


DIA DO LIVRO INFANTIL


livro-móbile

pode ser utilizado por crianças de zero a sete anos e, inclusive, ser construído por elas para enfeitar a sala e diverti-las em diversos momentos da rotina escolar.

É um livro-vivo que por ser interativo chama muita atenção das crianças, têm a forma de brinquedo, conferindo o caráter de presente, de distração, ajudando o leitor a deslizar, por assim dizer, pelo prazer do texto.

Material necessário:

CDs inutilizados
etiquetas adesivas para CD
figuras da história escolhida
fio de náilon;
quatro palitos de churrasquinho;
fita adesiva colorida.
Modo de construir:

Pegue dois palitos, coloque-os um ao lado do outro e junte-os, forrando-os com a fita adesiva colorida. Faça o mesmo para os outros dois palitos. Após, junte-os, atando-os com fio de náilon no centro formando a base do móbile em formato de X.

Escolha uma história e, em cada CD, monte as cenas do enredo, colando as figuras.

Para juntar os CDs à base, amarre uma extremidade do fio de náilon no centro do CD. Em seguida, amarre a outra extremidade do fio de náilon na base X do móbile e assim sucessivamente com todos os demais.

Variante: Faça as figuras com massa de modelar. Para que as formas moldadas sejam colocadas sobre os CDs, coloque algumas gotas da cola branca, na parte de trás das figuras, fixando-as com firmeza.

Os livros-vivos podem ser usados de diferentes formas em sala de aula, inclusive sendo construídos pelas crianças. A utilização de materiais de diferentes texturas poderá inspirar criações interessantes. Por exemplo: com crianças de três anos, é possível criar um livro-móbile, onde eles utilizarão um CD como suporte e a massa de modelar para fazer as figuras (os desenhos do livro). As crianças maiores poderão construir livros a partir de histórias já conhecidas e recriadas por elas, por meio de imagens de revistas onde outras texturas poderão fazer parte.


Quando os livros forem construídos pelos educadores, é preciso pensarmos em uma forma divertida de apresentá-los às crianças, tornando-os mais atrativos e instigantes. Com os livros-vivos será possível ler o mundo junto com nossos alunos, explorando muitos sentidos, de forma lúdica e prazerosa, atraindo os pequenos para o mundo da leitura. O importante é que possamos garantir às crianças o acesso à multiplicidade e à diversidade de linguagens.


Convite para o Dia do Livro

Atividades para sala de aula -DIA DO ÍNDIO